Passados o susto e a necessidade de adotar o modelo de trabalho remoto em dias, é hora de pensar na segurança

Por José Duarte, presidente da VMWare Brasil

Salvador, 27/05/2020 – O primeiro desafio das empresas causado pela pandemia de COVID-19 foi colocar os colaboradores em segurança, trabalhando de casa, garantindo a performance de suas equipes e a continuidade dos negócios. A primeira barreira foi vencida com uma certa dificuldade e até improviso de algumas organizações, já que todos foram pegos de surpresa e poucos estavam preparados para agir rapidamente e de forma estruturada. Vimos organizações comprando notebooks sem se preocupar se a versão do sistema operacional era compatível às aplicações, se a compra atenderia às necessidades de seus colaboradores e, principalmente, sem dar a devida atenção ao item segurança.

Para se ter uma ideia, segundo um levantamento da VMware, em março deste ano, os ataques de ransomware aumentaram cerca de 148%, se comparados aos meses de janeiro e fevereiro. Os hackers se aproveitam de uma maior fragilidade na segurança dos dispositivos e das redes domésticas, já que a maioria das pessoas tem realizado o seu trabalho de casa, sem a proteção existente no ambiente corporativo.

Considerando que estamos enfrentando e vivenciando o novo normal, já passou da hora de pensar com mais clareza e assertividade sobre a segurança das informações. O volume de tráfego de dados está muito maior e por consequência a exposição ao risco é maior e as fragilidades mais evidentes. Por isso, é fundamental adotar soluções estruturadas que protejam e gerenciem os endpoints e as redes domésticas que os colaboradores estão utilizando para garantir a continuidade dos negócios. Não é aceitável, por exemplo, assumir que somente uma solução de VPN (Virtual Private Network) é suficiente para endereçar todo tema de segurança para as organizações.

Já existem tecnologias robustas e avançadas que garantem a segurança dos dados independentemente de onde e com qual dispositivo o profissional está trabalhando. No cenário atual, essas soluções são ainda mais importantes, pois conseguem garantir que as informações organizacionais estão protegidas com o colaborador usando qualquer device (notebook, celular, tablet…) e conectado de qualquer lugar, seja através de uma rede doméstica, pública ou corporativa. Implementar o verdadeiro espaço digital de trabalho passa necessariamente pelo tema de segurança.

As organizações dificilmente voltarão ao modelo totalmente presencial, a pandemia provocou diversas mudanças e dentre elas o modelo de trabalho flexível já pode ser considerado o novo normal. Por isso, avaliar e investir em soluções que garantam não só o trabalho remoto, mas a segurança de todas as informações da sua organização, é mais do que nunca, impreterível.

Últimas notícias