Como conciliar o seu dia a dia e o trabalho home office

Salvador, 04/03/2020 – Em se tratando de empreendedorismo, ter um site é um dos requisitos para conseguir concorrer no mercado. Aliás, ter um site, uma boa hospedagem de sites e um registro de domínio são apenas os passos iniciais da jornada para ter sucesso nos negócios.  

Com esse pacote completo, o site adquire um bom desempenho e o negócio passa a contar com mais credibilidade e profissionalismo. No entanto, apenas esses recursos não são suficientes para assegurar o êxito da empresa.

É fundamental pensar também em maneiras para tornar o trabalho dos colaboradores mais eficiente. É aí que entra o conceito do Home Office, também conhecido como “Escritório em casa” ou até mesmo, “Trabalho Remoto”.

Ainda não sabe o que é home office? Leia esse artigo.

Home Office – A possibilidade que se tornou realidade

Se até a alguns anos alguém falasse que seria possível entrar em contato com clientes, efetuar relatórios, participar de reuniões, tudo isso sem sair de casa, ninguém levaria a sério. 

Porém, hoje em dia, por conta da internet e da evolução de várias tecnologias relacionados ao armazenamento e o compartilhamento de dados, basta ter um notebook e uma boa conexão com a web para fazer todos os serviços da empresa na sua casa. 

Ou seja, estamos na era do Home Office. Contudo, se engana que trabalhar em casa é só felicidade e também só facilidade. Existe aí uma pergunta muito importante para que o trabalho realmente seja produtivo. 

É possível conciliar as situações cotidianas com o trabalho Home Office?

A resposta é sim! Com planejamento, foco e organização, é possível tranquilamente efetuar um excelente trabalho, entregar todos as demandas dentro do prazo e ainda sobrar um tempo para varrer o apartamento e assistir um filme na Netflix

Tanto um Home Officer que trabalha como freelancer em projetos variados, quanto um Home Officer funcionário de uma empresa pode conciliar o dia a dia de trabalho em casa. Para isso, é interessante seguir algumas dicas que separamos abaixo. 

Utilize programas que facilitam a gestão

Hoje em dia existem várias ferramentas como, por exemplo, o Trello, o Wrike, o Asana e outras semelhantes. Elas estão aí para organizar tarefas, estabelecer prazos de entrega e facilitar o trabalho em equipe.

Por outro lado, muitas empresas também possuem seus próprios sistemas internos onde concentram suas atividades de forma mais individualizada e segura.

Ou seja, tudo o que um eficiente trabalho necessita, esses sistemas e ferramentas oferecem por meio de recursos intuitivos e ágeis.

Estabeleça horários

“Eu vou trabalhar como Home Office e por isso posso trabalhar na hora em que eu quiser”. Ledo engano, pois a situação não é bem assim. Home Office é trabalho e apenas muda o local.

Não é porque as paredes do escritório foram substituídas pelas paredes do seu quarto que o trabalho será mais fácil ou em menor quantidade. Sendo assim, os horários e prazos sempre existirão e estão aí para serem cumpridos.

Por isso, estipule horários e estabeleça uma rotina. Reserve horários para o café da manhã, para o lazer e para o trabalho. Lembre-se que a hora de trabalhar é sagrada. Nesse instante deverá ser só você e o seu computador.

Tenha tudo agendado

Você vai ter que ir a uma consulta médica? Simples, tente marcar em um horário que não afete o andamento do seu trabalho. Vai ter que levar o carro na oficina, ou o cãozinho no pet shop? Procure horários disponíveis na sua agenda.

Assim como quem atua em um escritório convencional procura realizar essas tarefas em instantes fora da hora de serviço, o mesmo vale para quem trabalha no regime Home Office.

Evite distrações

Imagine que você está no meio de uma tarefa, mas olhou para as folhagens na sala e decidiu regá-las, ou lembrou de organizar a estante com livros. Uma tarefa doméstica ali, outra aqui e aos poucos essas pequenas distrações vão prejudicando o seu rendimento.

Eis aí a importância de se manter focado no seu trabalho. É óbvio que a organização e a limpeza do lar são tarefas importantes e, inclusive, irão contribuir para criar um bom ambiente de trabalho para você.

Contudo, é importante não deixar que tais tarefas interfiram no seu rendimento profissional. Por isso, estabeleça horários certos para os seus afazeres no Home Office e as tarefas do cotidiano.

Além disso, quando falamos em distrações também estamos falando a respeito do lazer. Por mais que a televisão e o videogame por perto sejam tentadores, mantenha o foco e deixe a diversão para os momentos adequados.

Procure um coworking

Em determinados casos, o ideal mesmo é realizar o seu trabalho em locais conhecidos como coworking. Tais locais são espaços apropriados para equipes de empresas, ou até mesmo para freelancers sozinhos usufruírem de um ambiente propício para as suas atividades.

Nesses espaços de trabalho, há toda uma estrutura preparada com internet, salas, recepção e outros serviços administrativos que podem facilitar muito a rotina de trabalho de quem trabalha de forma independente. 

O Home Office é uma realidade nos dias de hoje, de conexão rápida e ferramentas de compartilhamento

Por meio do Home Office empresas dos mais variados segmentos diminuem os custos e ainda estimulam o bom rendimento dos seus colaboradores.

Portanto, para que o Home Office seja mesmo tão eficiente como diz a teoria, coloque em prática essas dicas e veja o seu trabalho render sem atrapalhar o seu cotidiano.

Últimas notícias