A inteligência artificial no combate a doenças

Alguns estudos estão apontando a inteligência artificial como uma potencial aliada na prevenção e no tratamento de doenças. Confira.

Salvador, 19/10/2020 – Vários artigos internacionais e nacionais, incluindo os do blog do cassino online Royal Vegas têm vindo a mostrar ao público como a inteligência artificial está evoluindo e qual o seu potencial para melhorar nossas experiências e simplificar nossas vidas.

A aplicação da inteligência artificial está, de fato, sendo feita em vários setores e, mesmo hoje, já podemos encontrá-la em várias empresas, de setores bem variados e distintos. Num momento em que as questões de saúde pública marcam a atualidade, os potenciais usos da inteligência artificial para o combate de doenças e, principalmente, de doenças infeciosas, parece ser uma narrativa bastante pertinente.

Existem várias formas como a inteligência artificial está a ser utilizada no combate de doenças ao redor do globo.

Venha conhecer o impacto que esta nova forma de inteligência tecnológica poderá vir a ter em nossas vidas.

Associando a IA à identificação e prevenção de surtos

A inteligência artificial poderá vir a ser usada para prever surtos e diagnosticar doenças. Numa primeira fase, o rastreamento de eventuais vírus pode ser feito mediante a análise de notícias, documentos formais de nossos governos e mesmo as redes sociais.

Uma vez identificado o problema, se torna mais simples agir para sua prevenção ou avançar para as formas de tratamento, que podem também ser motivadas por esse tipo de tecnologia, já que a IA será capaz de testar o percentual de precisão dos tratamentos, orientando as pesquisas e a aplicação de fármacos.

Além de tudo isso, o gerenciamento de pedidos para assistência médica também podem ser melhorados pela IA e, no futuro, se espera que drones possam facilitar a entrega de medicamentos na própria casa das pessoas, evitando que a pessoa doente tenha de sair na rua, correndo mais riscos e colocando em risco a vida de outras pessoas. O mesmo processo poderá ser feito para a entrega de outros produtos essenciais, como alimentos, sendo que essa tecnologia já foi mesmo testada por serviços de delivery.

Outras formas como a inteligência artificial pode ajudar

Ainda que todos os pontos acima já demonstrem bem como essa tecnologia irá marcar o futuro da medicina, pela identificação de doenças e o apoio aos diagnósticos e tratamentos, sua aplicação noutros setores também poderá ajudar a garantir a nossa saúde.

Nesse momento, se encontra sendo testada por uma empresa de Israel uma tecnologia que visa melhorar a proteção de têxteis, incluindo máscaras cirúrgicas.

Além disso, o mundo das vacinas também poderá estar mudando com o surgimento de recursos de computação e supercomputadores capazes de apoiar os investigadores em todo o processo, para garantir a aceleração dos processos de criação de vacinas para combater variados vírus. Esses computadores, com seu recurso à inteligência artificial, poderão modelar novas soluções e executar com maior rapidez todos os cálculos necessários, o que deverá resultar em soluções melhores e mais rápidas, motivando novas descobertas de combate a doenças.

Últimas notícias